O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Vozes da Outra Margem — Familiares diversos


CAPÍTULO 13


Família sob assistência hospitalar

Em grave acidente automobilístico, na Rodovia Faria Lima (SP-326), a 20 de abril de 1983, toda uma família — casal Luiz César Piagneri-Rita de Cássia Carbone Piagneri e três filhos menores — que residia no Bairro Jabaquara, em São Paulo, Capital, perdeu a vida física.

Porém, um ano depois, a 11 de maio de 1984, em Uberaba, os familiares receberam confortadora e elucidativa carta mediúnica, assinada pelo Luiz César, narrando de modo objetivo e sucinto a dolorosa provação coletiva que passaram, enfatizando a assistência que vinham recebendo até então, desde a data do acidente, em ambiente hospitalar, como veremos a seguir:


CARTA DE LUIZ CÉSAR


1 Querida mãezinha Maria n e querida mãezinha Valéria, n abençoem-nos.

2 Venho até aqui tão somente, por mim próprio, com a proteção de meu avó que me serve de guia para esta nova experiência, escrever num ambiente estranho, como quem telegrafa.

3 Estranho o ambiente, aliás, que se me revela favorável, mas preciso informá-las de que vamos indo tão bem quanto possível.

4 Peço-lhes não se mergulharem nos raciocínios sobre tudo aquilo que nos pareceu uma tragédia na Faria Lima. Quero dizer à mamãe e à mamãe Valéria, que ficou sendo também minha mãe pelo coração, a minha sogra e avó de meus filhos.

5 Não saberia contar o que sucedeu. Uma grande carreta impeliu-nos, decerto contra a vontade do motorista que a conduzia, para o outro lado da estrada onde, por um relâmpago de tempo, tive a impressão de que seguíamos viagem a salvo de quaisquer dificuldades, quando outra carreta nos apareceu de improviso sem possibilidade de freagem e o resto já sabem; o massacre foi total, Rita e eu com os filhos Luiz Eduardo, Leandro e André n nada mais vimos; 6 o nosso pensamento foi transitoriamente cassado, assim creio, porque tivemos a pressão irresistível da grande máquina sobre nós e acabamos todos desmaiados ou diluídos no impacto.

7 O sofrimento foi muito grande para nós quando acordamos, sob os cuidados de pessoas que nos pareciam estranhas.

8 Em breve tempo, soubemos que estávamos despojados do corpo físico, o corpo que nos prende à existência na Terra. Uma enfermaria ampla nos resguardava.

9 Ao lado de Rita e André estava o nosso irmão Senhor João Bosco Carbone n e comigo estavam familiares queridos, com a minha bisavó comandando a assistência de que nos víamos necessitados.

10 E até hoje o tratamento de recomposição prossegue, porque emocionalmente estávamos alucinados. Somente agora, vamos situando cada ocorrência na faixa da realidade e estamos contando com a Bondade de Deus para saber como será o remate de nossa convalescença.

11 Das minudências de nosso reajuste não sei dizer o que poderia contar. Existem problemas aqui que o homem comum não entenderia, se lhe fosse exposto à visão.

12 Pedimos ainda para que nos auxiliem com as orações. O amigo Padre Primo n nos visita e outros amigos de Barretos nos reconfortam.

13 Espero mais tarde ser mais explícito. Querida mamãe e querida sogra, mães do coração, recebam as muitas esperanças nossas e o nosso desejo de nos reconstituirmos totalmente em tempo mais curto do que o esperado.

14 Com ambas e com todos os nossos, os melhores pensamentos do filho e genro que as reúne num só abraço,


Luiz César Piagneri. n


IDENTIFICAÇÕES


1 — mãezinha Maria — Maria Riscalli Piagneri, progenitora, esposa do Prof. Antônio Piagneri, que, gentilmente, nos enviou a foto e as identificações que se seguem. Residem em Barretos, SP, à rua 34, n.º 456.

2 — mãezinha Valéria — Sua sogra, Valéria Faria Carbone, esposa de Calixto Carbone.

3 — Luiz Eduardo, Leandro e André — Filhos, todos desencarnados no acidente, com as idades de 5 anos, 3 anos, e 9 meses, respectivamente.

4 — João Bosco Garbone — Irmão de Rita de Cássia, desencarnado em 1978.

5 — Padre Primo — Exerceu, por muitos anos, o sacerdócio em Barretos e desencarnou em Brasília, DF.

6 — Luiz César Piagneri — (26/05/1948 — 20/04/1983) Engenheiro eletrônico, formado pela Faculdade de Engenharia de Barretos, trabalhava na COSIPA, em São Paulo, SP.


Hércio Arantes


Abrir