O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

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Antologia dos Imortais — Autores diversos — 3ª Parte


10n

José Guedes n


1

FILHO QUE NÃO NASCEU

1 Fui trazido ao teu colo e sussurro, baixinho:
— “Mãe, eu serei na carne o sonho de teu sonho!…”
Depois, em prece ardente, em ti meus olhos ponho,
Pássaro fatigado ante a úsnea do ninho.


2 Abraço-te. És comigo a esperança e o caminho…
Em seguida — oh! irrisão! —, eis que, num caos medonho,
Expulsas-me a veneno, e, bruto, me empeçonho,
Serpe oculta a ferir-te em silêncio escarninho.


3 Já me dispunha a dar o golpe extremo, quando
Surge alguém que me obriga a deixar-te dançando
Em formoso salão onde o prazer fulgura.


4 Passa o tempo. Hoje volto… É o amor que em mim arde.
Mas encontro-te, oh! mãe, a gemer, triste e tarde,
Sombra que foi mulher, enjaulada à loucura…


2

IR E VIR

1 Oh! suprema ventura, ampla e radiosa!
Libertar-se e subir, ao fim da luta…
A alma sonha, tateia, ouve e perscruta
A alegria que há muito se não goza! n


2 Mais além, surgem trilhas de ouro e rosa,
Sobre a Terra que foge, diminuta…
A paisagem por fim se desenluta
Em aurora esplendente e majestosa!


3 Estou livre, no entanto escuto gritos
Que me lanham quais látegos aflitos…
Triste de mim!… Debalde, me comovo!…


4 O passado apresenta longo arquivo, n
E eu, que ria e cantava redivivo,
Volto ao berço das lágrimas de novo!…


3

LAMENTO PATERNO

1 Ah! meu filho, na concha de teu peito,
Via-te o coração por céu vindouro,
Encerravas contigo, meu tesouro,
O futuro risonho, alto e perfeito.


2 Entretanto, prendi-te a cruzes de ouro,
Cujo peso carregas sem proveito,
Abatido, cansado, insatisfeito,
Arrojado a terrível sorvedouro…


3 Recolheste, no encanto de meu jugo,
O fascínio da posse por verdugo
E a preguiça forjando horrendas pragas.


4 Hoje, chamo-te em vão… Ouves apenas
O dinheiro vazio que armazenas
Na demência da usura em que te apagas!…



[1] As poesias de números ímpares foram recebidas pelo médium Francisco Cândido Xavier e as de números pares pelo médium Waldo Vieira. Dispomo-las assim, por sugestão dos Amigos Espirituais.

[2] O poeta não se identificou nas reuniões a que compareceu.

[3] Observe-se o efeito extraordinário desta próclise pronominal: “…que há muito se não goza!”

[4] Quer o poeta dizer que o corpo espiritual ostenta os clichês de todos os seus atos praticados, inclusive os de existências anteriores a que, debalde, tenta o indivíduo fugir.


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