Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Algo mais — Emmanuel


19

Anotação no diálogo

1 Efetivamente, na Terra de agora, as máquinas se multiplicaram, de tal modo, que se movimentam em todas as direções, mas embora a adaptação meticulosa que se te pede para o respeito devido ao progresso, podes transitar em paz, onde quiseres, desde que te mantenhas no clima da consciência tranquila.

2 A luta competitiva, entre os homens, tornou-se na atualidade quase feroz em vista da disputa quase indispensável a lugar e destaque, nas áreas de trabalho, contudo, é possível te contentes com aquilo que possuis sem prejudicar a ninguém, conservando o entusiasmo de viver.

3 Os desastres impuseram conflitos violentos, em toda parte, estabelecendo largas crises de sofrimento, convidando-te, por isso mesmo, ao cultivo da fortaleza de ânimo, a fim de que possas facear esse ou aquele problema da vida.

4 A tolerância talvez excessiva nos temas do afeto criou dificuldades enormes para a descoberta do verdadeiro amor, ante as emoções tumultuadas que provoca, no entanto, nada te impede a fidelidade aos compromissos assumidos, ciente de que brincar com os sentimentos alheios pode carrear a tragédia, em consequência.

5 Pensa nisso e ama o trabalho que te foi confiado, produzindo, através dele, o teu máximo de rendimento no bem.

6 Apesar das indagações arrojadas da ciência, que tantas vezes geram diálogos assinalados por demasiada agressividade, guardas a possibilidade de sustentar a dentro de ti mesmo, a simplicidade da própria fé.

7 Conserva, assim, a certeza de que, não obstante as renovações e provações do mundo de hoje, podes seguir adiante, na alegria do dever valorosamente cumprido, 8 sabendo que entre o barulho das engrenagens do mundo moderno e as arriscadas experimentações do homem, na hora que passa, toda criatura que se determine a guardar a paz, na intimidade da própria alma, consegue caminhar diariamente com Deus 9 e, mesmo no torvelinho das batalhas imensas da vida interior, pode claramente ser feliz.


Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir