Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Levítico    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 23

(Versículos e sumário)

23 Tornou o Senhor à falar a Moisés, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel, e lhes dirás: Estas são as festas do Senhor, que vós chamareis santas.

3 Seis dias trabalhareis, e o dia sétimo porque é o descanso do sábado chamar-se-á santo. Não fareis nele obra alguma; é sábado do Senhor em todas as vossas moradas.

4 Estas são pois as santas festas do Senhor, que deveis celebrar nos seus tempos.

5 No primeiro mês, no dia quatorze do mês sobre a tarde, é a páscoa do Senhor;

6 E no dia quinze deste mês é a solenidade dos asmos do Senhor. Sete dias comereis pães asmos.

7 O primeiro dia será para vós celebérrimo e santo; não fareis nele obra alguma servil;

8 Mas oferecereis no fogo um sacrifício ao Senhor por sete dias. O dia sétimo porém será mais festivo e mais santo, e não fareis nele obra alguma servil.

9 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

10 Fala aos filhos de Israel, e lhes dirás: Quando entrardes na terra que eu vos hei de dar, e que tiverdes segado as searas, levareis uns molhos de espigas, como primícias da vossa messe ao sacerdote;

11 O qual ao outro dia da festa elevará um destes molhos diante do Senhor para que lhe seja aceito em favor vosso, e o santificará.

12 E no mesmo dia, em que o molho for consagrado, imolar-se-á um cordeiro de um ano, sem defeito, em holocausto ao Senhor.

13 E com ele se oferecerão as libações, duas dízimas de flor de farinha borrifada com azeite, em honra do Senhor, e em cheiro suavíssimo; e a libação de vinho, a quarta parte de um hin.

14 Da vossa seara não comereis nem pão, nem farinha torrada, nem papas até o dia em que oferecerdes dela ao vosso Deus. Esta lei se observará eternamente em vossas gerações e em todas as vossas habitações.

15 Contareis pois desde o segundo dia da festa, em que oferecestes o molho das primícias, sete semanas completas,

16 Até o outro dia do complemento da sétima semana, isto é, cinquenta dias; e assim oferecereis um sacrifício novo ao Senhor,

17 Em todas as vossas habitações, dois pães de primícias de duas dízimas de flor de farinha fermentada, os quais cozereis para primícias do Senhor.

18 E oferecereis com os pães sete cordeiros de um ano sem defeito; e um novilho da manada, e dois cordeiros, que se oferecerão em holocausto com as suas libações, em cheiro suavíssimo para o Senhor.

19 Oferecereis outrossim um bode pelo pecado, e dois cordeiros de um ano por hóstias pacíficas.

20 E depois que o sacerdote os tiver elevado diante do Senhor juntamente com os pães das primícias, ficarão para uso dele.

21 E chamareis este dia celebérrimo e santíssimo e não fareis nele obra servil alguma. Esta ordenação se observará eternamente em todas as vossas habitações e gerações.

22 Quando vós porém segardes a seara do vosso campo, não a cortareis rente do chão, nem enfeixareis as espigas que ficarem; mas deixá-las-eis para os pobres e para os forasteiros. Eu sou o Senhor vosso Deus.

23 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

24 Fala aos filhos de Israel: No sétimo mês, o primeiro dia do mês, será para vós sábado, memorável pelo sonido das trombetas, e chamar-se-á santo.

25 Não fareis nele trabalho algum servil, e oferecereis um holocausto ao Senhor.

26 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

27 O décimo dia deste sétimo mês será o dia soleníssimo das expiações, e chamar-se-á santo, e nele afligireis as vossas almas, e oferecereis um holocausto ao Senhor.

28 Não fareis obra servil alguma em todo este dia, porque é dia de propiciação, para que o Senhor vosso Deus vos seja favorável.

29 Toda a alma, que se não afligir neste dia, perecerá do meio dos seus povos;

30 E o que fizer qualquer obra, eu o exterminarei do seu povo.

31 Não fareis pois nele obra alguma; e esta ordenação se observará eternamente em todas as vossas gerações e habitações.

32 É o sábado do descanso, e afligireis as vossas almas no dia nove do mês. Celebrareis os vossos sábados de uma tarde até à outra.

33 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

34 Fala aos filhos de Israel: Desde o dia quinze deste sétimo mês, serão as férias dos tabernáculos por sete dias em honra do Senhor.

35 O primeiro dia se chamará soleníssimo e santíssimo; não fareis nele trabalho algum servil.

36 E por sete dias oferecereis holocaustos ao Senhor. O dia oitavo será também soleníssimo e santíssimo, e oferecereis ao Senhor um holocausto; porque é dia de congregação e de ajuntamento, não fareis nele obra alguma servil.

37 Estas são as férias do Senhor, que chamareis soleníssimas e santíssimas; e nelas oferecereis ao Senhor oblações, holocaustos e libações, conforme o rito de cada dia,

38 afora os sábados do Senhor e as vossas ofertas, e o que oferecerdes por voto, e o que voluntariamente derdes ao Senhor.

39 Assim desde o dia quinze do sétimo mês, quando tiverdes recolhido todos os frutos das vossas terras, celebrareis as férias do Senhor por sete dias; o primeiro dia e o oitavo será o sábado, isto é, o descanso.

40 No primeiro dia tomareis dos frutos da árvore mais formosa, e folhas de palmeira, e ramos de árvore de densas folhas, e salgueiros da torrente, e alegrar-vos-eis diante do Senhor vosso Deus.

41 E celebrareis cada ano por sete dias a sua solenidade. Esta lei se observe eternamente em todas as vossas gerações. No sétimo mês fareis a festa.

42 E habitareis à sombra dos ramos sete dias. Todo o homem da geração de Israel estará em tendas,

43 Para que os vossos descendentes saibam, que em tendas eu fiz habitar os filhos de Israel, depois de os ter tirado da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.

44 E falou Moisés aos filhos de Israel sobre as solenidades do Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir