Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Eclesiastes    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1   † 

(Versículos e sumário)

1 Palavras do Eclesiastes, filho de David, rei de Jerusalém.

2 Vaidade de vaidades, disse o Eclesiastes: Vaidade de vaidades, é tudo vaidade.

3 Que tira pois o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?

4 Uma geração passa, e outra geração lhe sucede; mas a terra permanece sempre firme.

5 O sol nasce, e se põe, e torna ao lugar de onde partiu; e renascendo aí,

6 Faz o seu giro pelo meio-dia, e depois se dobra para o norte. O vento corre visitando tudo em roda, e volta sobre si mesmo em longos circuitos.

7 Todos os rios entram no mar, e o mar nem por isso transborda. Os rios tornam ao mesmo lugar de onde saem, para tornarem a correr.

8 Todas as coisas são difíceis; o homem não as pode explicar com palavras. O olho não se farta de ver, nem o ouvido se enche de escutar.

9 Que é o que foi? É o mesmo que o que há de ser. Que é o que se fez? É o mesmo que o que se há de fazer.

10 Não há nada que seja novo debaixo do sol, e ninguém pode dizer: eis aqui está uma coisa nova. Porque ela já a houve nos séculos que passaram antes de nós.

11 Não há memória do que já foi, mas nem ainda haverá recordação das coisas que têm de suceder depois de nós, entre aqueles que hão de existir em tempo a elas muito posterior.

12 Eu, o Eclesiastes, fui rei de Israel em Jerusalém,

13 E propus no meu coração inquirir e investigar sabiamente todas as coisas, que se fazem debaixo do sol. Esta péssima ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para que se ocupassem nela.

14 Eu vi tudo o que se passa debaixo do sol, e eis que achei que tudo era vaidade, e aflição de espírito.

15 Os perversos dificultosamente se corrigem, e o número dos insensatos é infinito.

16 Eu falei no meu coração, dizendo: Eis-me aqui feito um homem grande, e que a todos os que antes de mim houve em Jerusalém, excedi em sabedoria; e o meu espírito contemplou muitas coisas com grande atenção e eu aprendi muito.

17 E apliquei o meu coração a saber a prudência e a doutrina; e os erros e a estultícia; e vim a conhecer que ainda nisto havia trabalho e aflição do espírito,

18 Porquanto na muita sabedoria há muita indignação; e o que acrescenta a ciência, também acrescenta o trabalho.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir