Bíblia do Caminho Antigo Testamento

2º Livro dos Reis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 24

(Versículos e sumário)

24 Em seu tempo marchou Nabucodonosor, rei de Babilônia, e Joaquim ficou sendo seu servo três anos; e ao depois se rebelou contra ele.

2 E o Senhor mandou contra ele salteadores da Caldeia, e salteadores da Síria; e salteadores de Moab, e salteadores dos filhos de Ammon; e os fez vir contra Judá, para o extinguirem segundo a palavra do Senhor que tinha dito pelos profetas seus servos.

3 E aconteceu isto em virtude da palavra do Senhor contra Judá, para o tirar da sua presença, por causa de todos os crimes que Manásses tinha cometido,

4 E por causa do sangue inocente que ele derramou, tendo enchido a Jerusalém de sangue de inocentes; e por isso o Senhor não quis mostrar-se propício.

5 O resto das ações de Joaquim, e tudo o que ele fez, está escrito no livro dos anais dos reis de Judá. E Joaquim adormeceu com seus pais;

6 E em seu lugar reinou seu filho Joaquim.

7 E o rei do Egito daquele tempo em diante não saiu mais do seu reino; porque o rei de Babilônia tinha levado tudo o que tinha sido do rei do Egito, desde o regato do Egito até ao rio Eufrates.

8 Tinha Joaquim dezoito anos quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Nohesta, filha de Elnathan, de Jerusalém.

9 E ele fez o mal diante do Senhor, conforme em tudo o que seu pai tinha feito.

10 Naquele tempo vieram os oficiais de Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra Jerusalém, e a cidade foi bloqueada com entricheiramentos.

11 E veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, com as suas gentes contra a cidade, para a combater.

12 E Joaquim, rei de Judá, saiu à presença do rei de Babilônia, ele e sua mãe, e seus servos, e seus príncipes, e seus eunucos; e o rei de Babilônia o recebeu no oitavo ano do seu reinado.

13 E levou dali todos os tesouros da casa do Senhor, e os tesouros da casa do rei, e despedaçou todos os vasos de ouro, que Salomão, rei de Israel, tinha feito no templo do Senhor, conforme a palavra do Senhor.

14 E transferiu toda a Jerusalém, todos os príncipes, e todos os valentes do exército, dez mil cativos, e todos os artífices e lapidários; e não ficou nada à exceção dos pobres dentre o povo da terra.

15 Transferiu também para Babilônia a Joaquim, e a mãe do rei, e as mulheres do rei e os seus eunucos; e levou cativos de Jerusalém a Babilônia todos os juízes da terra.

16 E a todos os homens robustos em número de sete mil, e os artífices, e lapidários em número de mil, todos os homens fortes e guerreiros, e o rei de Babilônia os levou cativos para Babilônia.

17 E constituiu rei em seu lugar a Matthanias seu tio paterno; e lhe pôs o nome de Sedecias.

18 Tinha Sedecias vinte e um anos, quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Amital, filha de Jeremias, de Lobna.

19 E ele fez o mal diante do Senhor, conforme em tudo o que fizera Joaquim.

20 Porque a ira do Senhor crescia contra Jerusalém e contra Judá, até os lançar da sua presença; e Sedecias se rebelou contra o rei de Babilônia.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir